quarta-feira, 4 de outubro de 2017



Obá – A Orixá Guerreira

Obá, a Orixá guerreira e de grande força, é a rainha do Rio Níger (o principal rio da África Ocidental e o terceiro mais longo de toda África). Está sempre com espada e escudo na mão, pronta para lutar pelo o que acredita e defende. As mulheres que buscam por força e proteção podem recorrer a essa Orixá, pois ela é a mãe que entende as dores do coração.

Filha de Iemanjá e Oxalá, a Orixá Obá é senhora das águas doces revoltas, procura sempre pelo equilíbrio e é defensora da justiça. Sempre que encontrar quebras fortes de água doce, pororocas e quedas d’água, saiba que ali se encontra ela. Obá anda ao lado de Nanã, por isso também tem controle sobre o barro e as enchentes. Por possuir grande força física, ela representa o poder feminino da luta, também é atribuído a ela o poder de transformar os alimentos crus em cozidos.


Obá na Umbanda e no Candomblé é uma representação feminina cheia de energia, vida e força. Sempre domina a roda e é temida por todos os outros Orixás, pois consegue derrotar qualquer um, desde que a disputa seja honesta. Obá possui as características de garra e fibra que toda mulher gostaria de possuir, sem medo de ir à frente e mostrar seu poder.

Prece a Obá

Obá, Senhora da Terra, Mistério da Concentração

Akirô Obá!

Mãe Divina, dai-nos a Tua bênção!
Ampara a nossa vida, Divina Mãe Obá!
Abre o nosso entendimento.
Concentra o nosso pensamento na semeadura de boas obras.
Revela-nos a Verdade sobre o que temos feito da essência Divina que mora em nosso peito.

Revela-nos também a Verdade sobre o que os outros têm feito em relação a nós, para que não haja enganos em nossa caminhada.
Abençoa o nosso mental, ajuda-nos a crescer.
Bendita sejas, Divina Mãe Obá!
Salve a Mãe do Conhecimento!
Salve o Teu Conhecimento, minha Mãe!
Akirô Obá-Yê!



Nenhum comentário:

Postar um comentário