sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Èpa Bàbá - Que a força de Oxaguiã nos traga forças para promover a criação de um recomeço em nossas vidas.

    Oxalá é o primeiro e mais velho dos Orixás, a quem se credita a criação do Homem. É o regente da energia da criação.

    Oxaguiã é a representação do Orixá Oxalá jovem. 
Por vezes é apontado como sendo filho de Oxalufã (o Oxalá Velho, mais experiente, sereno e vivido. Em contraposição à jovialidade explosiva e aguerrida de Oxaguiã). 
    É a  forma "guerreira" de Oxalá, aquele que carrega em suas mãos a espada, cheio de vigor e nobreza para trazer o movimento e a vida.

    De nome curioso, tem como sua comida favorita o inhame. 
    Sendo orixá das inovações e invenções, criou para si o pilão, de tal forma que pudesse saborear seu prato favorito. Por tal motivo surge seu nome, Oxaguiã significa literalmente “Orixá comedor de Inhame Pilado”. 
    Por ser um orixá fùnfùn usa sempre branco (por Oxaguiã usa-se também branco com azul-celeste). E é representado pelos simbolos do idá (espada), escudo e justamente a mão de pilão (de metal branco).

    O Orixá do dinamismo e movimento construtivo, da cultura material. Seu domínio são as lutas diárias por sustento, trabalho e pela paz. Oxaguiã incentiva o trabalho, movimento e a superação. É o provedor, e o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos.

    Diz-se que enquanto Ogum fornece meios (ferramentas e armas), Oxaguiã fornece inteligência e vontade para vencer. Representa o começo. A energia necessária para se iniciar o movimento rumo à criação. 

Oxaguiã promove o progresso.
 

Oxaguiã é a representação do inicio.
E do recomeço.

    A FRETAB deseja a todos nossos irmãos e irmãs um ótimo dia nessa sexta-feira abençoada pelas graças de nosso bom senhor Deus.
    Que o amor de Deus e a serenidade de Oxalá abençoem os caminhos e o coração de cada um de nós, e que a força e determinação de Oxaguiã nos traga energia e suporte para promover o recomeço em nossas vidas.

Axé!


Èpa Bàbá! Salve Oxaguiã!
Salve, meu Pai Oxalá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário