segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Laroyê Exú! - Que Exú possa nos transmitir a mensagem Divina e venha abrir nossos caminhos rumo à Evolução.


Exú é o senhor da comunicação. É o guia e o mensageiro, atuando como a ponte ponte entre os humanos e os Orixás.
O mensageiro de dois mundos: um em que em que os homens rogam, e no outro em que os deuses acodem.
    É quem age como o intermediário dos acontecimentos. Quem acolhe e intercede pelos favores que o chegam até ele. 
    Porém Exú não aceita que ninguém peça a sua ajuda sem receber algo em troca, devendo ser de oferta de proposta e de devoção equivalente. E quando alguém ignora a promoção da oferenda necessária a essa divindade, ela pode responder a altura com severas punições. Não é alguém para se tratar levianamente, exige respeito e tratamento devidos.

    Exú foi associado ao diabo da tradição judaico-cristã e à uma figura essencialmente ruim. Entretanto tal esteriótipo é totalmente contrário à suas verdadeiras características. A maldade é fruto do ser humano, não de Exú, ele é o ser mais próximo do homem e por esse motivo apenas apresenta e reflete para nós uma parte da própria natureza humana.
    Ele rege a ordem e a desordem. O desequilíblio fundamental necessário para o fluir das energias, para o desenrolar dos eventos. Representa o movimento, princípio ativo da dinâmica da vida, afinal sem movimento ela não acontece. 
    Exú não contribui para o mal de ninguém, apenas acolhe e reconhece que todas as experiências por serem humanas, são essencialmente válidas. 

    Ele é considerado o guardião dos caminhos, cidades, casas e do Axé. Tendo forte ligação com o mundo e a natureza humana possui grande domínio sob o sexo, a magia, a união, o poder e o fogo da transformação. 
    Mas tudo deve ser feito com ordem, respeito, e decência. Não é alguém para se estar a toda hora O chamando sem motivo e respeito. É amor, mas também é justiça. E quando quer cobrar, assim o faz devidamente, de forma dura e inflexível.
    Exú exige respeito e disciplina, para com Ele e com as obrigações.
    Para Exú você arca com suas próprias ações, colhendo o que planta. Exu é a palavra dura da lei.  

É o guia e o mensageiro.
Ordem e desordem.
Disciplina e Justiça.


O mensageiro entre os mundos. É também aquele que abre os caminhos, e que possibilita que uma nova trilha apareça sobre nós.

Que Exú possa nos transmitir a mensagem Divina e venha abrir nossos caminhos rumo à Evolução.

Laroyê Exú!
Exú ê Mojubá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário